Metodologia

A metodologia deste projeto será dividida, em três etapas:
Primeiro a criança passará por um processo de iniciação, que é composta por aulas recreativas, de forma lúdica, aprender brincando;
Depois vem a introdução, onde são ensinadas as regras do esporte e toda a sua técnica;
Por último vem o jogo, onde é colocado em prática tudo que foi aprendido.

Material de Apoio

No início o CEMARI recebeu um kit, composto por quarenta raquetes de polietileno de alta densidade, confeccionadas nas cores verde, amarelo, vermelho, azul, entre outras, quatro redes com acabamento em nylon resinado, além de oito suportes de sustentação confeccionados com material resistente, que dão estabilidades às redes, 100 bolinhas do tipo soft, próprias para os iniciantes e duas sacolas para acondicionamento e transporte dos materiais, com isto permitindo o atendimento de até quarenta alunos simultaneamente.

Aplicação

Para a aplicação, será necessária a aquisição de um kit, composto por quarenta raquetes de polietileno de alta densidade, confeccionadas nas cores verde, amarelo, vermelho, azul, entre outras, quatro redes com acabamento em nylon resinado, oito suportes de sustentação confeccionados com material resistente, que dão estabilidades às redes, 100 bolinhas do tipo soft, próprias para os iniciantes e duas sacolas para acondicionamento e transporte dos materiais Com esta material, o professor trabalha a modalidade com até 40 (quarenta) alunos simultaneamente na mesma quadra, bastando para isso que tenha a disponibilidade do espaço.

Benefícios:

As características do Projeto permitem a inclusão de um grande número de participantes.
O Projeto dispensa a contratação de profissionais especializados para a sua aplicação, bem como a necessidade de instalações específicas, podendo ser trabalhado em pisos alternativos.

*Psicológico:

Desenvolvimento da disciplina e da aprendizagem do jogo, reforçando o valor do trabalho e do esforço;
Trabalhando em grupo, os alunos aprendem a se socializar e compartilhar experiências;
Cria um sentido competitivo íntegro, estimula o trabalho em equipe, desenvolve habilidades sociais, melhora a autoestima, a segurança e a diversão.

*Social:

Do ponto de vista sócio-esportivo dos alunos, estes terão oportunidade de aprendizado de uma modalidade, que para a maioria deles, somente conhece pela televisão.
Desmistificação do tênis como “esporte de elite”.
Com a didática dos jogos cooperativos verifica-se o desenvolvimento da socialização, respeito pelo próximo, cooperação, responsabilidade, cordialidade e melhora da autoestima dos alunos.

* Esportivo:

As aulas são ministradas de forma simples e alegre, através de jogos de cooperação, que objetivam desenvolver os movimentos usados no tênis, respeitando a individualidade dos alunos para desenvolver os seguintes fundamentos:
* Capacidade aeróbica, força muscular, coordenação dos movimentos, velocidade, agilidade, flexibilidade, etc.
* Consciência de espaço;
* Habilidades na manipulação da bola com a mão e a raquete, para controlar a bola na horizontal, na vertical e combinada;
* Domínio de deslocamento para lateral, para frente, para trás e diagonal;
* Jogos de cooperação e oposição com controle, profundidade e ângulo;
* Promover o divertimento.

* Econômico:

Com estes objetivos o Projeto Tênis Júnior busca parceiros para o desenvolvimento deste projeto a fim de contribuir para que as crianças e adolescentes menos favorecidas que possam ter acesso a esta modalidade sem se preocupar com os custos envolvidos;
Através das parcerias, contribuir para democratizar a prática esportiva utilizando o minitênis como metodologia.
 

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